Como Utilizar Perfuratriz

A perfuratriz de concreto é um equipamento composto por duas partes (base e motor) a máquina é extremamente importante para perfurações de concreto precisas. Utilizado para a furação de concreto na passagem de tubulação, algumas empresas também tendem a utilizar o equipamento para fazer extração do concreto e realizar testes em pontes, viadutos e túneis.

 perfuratriz de concreto

Normalmente as perfuratrizes contam com diferentes modelos, que tem uma capacidade maior ou menor de acordo com o diâmetro da broca a ser utilizada para a furação. É muito importante atentar-se ao detalhe do modelo da broca, no momento da compra ou locação do equipamento.

A perfuratriz é utilizada em obras de construção civil e montagem industrial, o equipamento conta com um serviço de acabamento impecável, tendo em vista a precisão com que os furos são feitos.

Como utilizar uma Perfuratriz

Abaixo veja o passo a passo de como utilizar uma perfuratriz de concreto de maneira adequada a evitar riscos e danos. Antes de iniciar a furação com a perfuratriz de concreto é importante que se faça a demarcação dos locais a serem perfurados.

  1. Fixar a base da perfuratriz no local demarcado, utilizando parabolts, para maior resistência na fixação do equipamento, devido ao alto impacto exercido em seu funcionamento. Caso não seja possível furar o piso para fixação, será necessário utilizar a bomba a vácuo.
  2. Encaixe a broca no motor da perfuratriz de concreto, rosqueando até que a broca esteja devidamente fixada.
  3. Antes de ligar o equipamento na energia confira a tensão do equipamento e da rede a ser utilizada, para que evitar a possibilidade de uma descarga elétrica sobre o equipamento.
  4. Ligue a mangueira de água no registro acoplado ao motor da perfuratriz. Caso o local não possua água será necessário a utilização de um tanque pressurizado para a lubrificação da broca.
  5. Após garantir que todos os passos foram seguidos de maneira correta, ligue o equipamento e inicie a perfuração. Para iniciar a perfuração é necessário girar a alavanca de maneira intuitiva, sem colocar muita pressão para que a broca seja conservada.

Para iniciar a furação em outros locais repita o processo de fixação deve ser repetido.

Acessórios para Perfuratriz

A perfuratriz de concreto conta com alguns acessórios essenciais para o seu funcionamento, cada acessório possui uma função específica, os itens podem ser necessários ou não, de acordo com o serviço a ser executado. Confira abaixo os acessórios que podem ser utilizados na perfuratriz.

Base a VácuoBomba a Vácuo

A bomba a vácuo é utilizada na fixação da perfuratriz, em locais em que a base não pode ser fixada por perfuração. Podendo ser utilizado tanto na posição vertical quanto na horizontal, o acessório é de bastante útil e eficaz em seu funcionamento. A bomba a vácuo normalmente não acompanha a perfuratriz, portanto é um acessório que deve ser comprado ou alugado à parte.

Tanque PressurizadoTanque Pressurizado

O tanque pressurizado é um acessório utilizado no armazenamento de água, normalmente utiliza-se um tanque de 5 ou 10 litros, de acordo com a necessidade. O tanque substituindo a torneira, e é bastante utilizado em locais que não possuem acesso a água. A água é importante para manter o resfriamento e lubrificação da broca no momento da perfuração

Broca DiamantadaBroca Diamantada para Concreto

A broca diamantada para concreto é um acessório fundamental para que a perfuratriz execute o serviço, sem o acessório é praticamente impossível fazer perfuração de qualquer tipo. Existem 2 tipos de brocas diamantadas, o modelo inteiriça, que é constituída de uma única peça, e o modelo de cálice e coroa, que é constituído de 2 peças e em caso de desgaste basta trocar apenas a coroa. A broca é um acessório que não acompanha a perfuratriz de concreto.

Prolongadores para Brocas Diamantadas - MedidasProlongador

O prolongador é um acessório utilizado para aumentar a profundidade dos furos, normalmente as brocas diamantadas para concreto tem comprimento padrão de 350mm e 400mm, o prolongador padrão tem 300mm de comprimento, que pode ser somado ao tamanho da broca. Em caso de necessidade é possível utilizar mais de um prolongador, para aumentar a profundidade do furo.

adaptador de brocaAdaptar para Broca

O adaptador para broca determina qual o tipo de rosca será utilizado no encaixe da broca, a rosca de encaixe padrão da perfuratriz de concreto é na medida de 1.1/4, caso a broca tenha medida diferente, poderá utilizar-se do adaptador que transformar as roscas para encaixe de 5/8 e M22. No caso de compra da broca é importante informar-se quanto a rosca, para que não haja divergências.

Cuidados com a Perfuratriz

Existem alguns cuidados que são essenciais para o bom funcionamento da perfuratriz. Veja abaixo:

  1. Verificar a tensão entre o equipamento e a rede, antes de iniciar a ligação elétrica
  2. Não utilizar o equipamento em locais abertos em dias de chuva, pois existe o risco de queima do motor.
  3. Não fazer perfuração sem a utilização de água, isso poderá acarretar em rápido desgaste ou quebra da broca diamantada.
  4. Não bater no equipamento para efetuar o aperto da broca, poderá danificá-lo.
  5. Durante a furação gire a alavanca lateral de forma contínua, forçar a alavanca poderá causar danos a broca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *