Esmerilhadeiras: Diversos equipamentos em um só

ATENDIMENTO 24 HORAS: 11-97176-5051 (Rodrigo)

esmerilhadeira

Quando falamos em esmerilhadeira, falamos de uma ferramenta multifuncional que surgiu nos anos 30. Ela funciona através de um motor elétrico que aciona um esmeril ou um disco para lixar, dando acabamento a algumas peças, ou, até mesmo, em alguns casos, cortar objetos.

Essa ferramenta tem como sua principal função desbastar (lixar ou esmerilhar) objetos, dando assim, um melhor acabamento a superfícies, normalmente duras. Já com a função de cortar, a esmerilhadeira realiza o processo através de um disco abrasivoque, de modo a cindir com facilidade as partes, fazendo um corte suave.Sendo uma das ferramentas mais importantes na construção civil, e também em todo o segmento industrial, aesmilhiradeira é um dos principais produtos de uma das maiores fabricantes de equipamentos industriais, a Bosch. Além de serem equipamentos indispensáveis em várias atividades, as esmerilhadeiras passaram por diversas mudanças ao longo do tempo. “No passado, ela tinha um histórico de intensa vibração, o que, com seu uso mais constante, poderia causar uma enfermidade chamada de ‘doença dos dedos brancos’ e, em alguns casos, se não tratada, poderia levar à amputação” Leonardo Praste, funcionário da Bosch no Brasil. Devido a esse problema, diminuir a vibração foi um dos primeiros objetivos alcançados na evolução da esmerilhadeira.

Os acessórios completam o que faltava

1boschesmeril$$8266Existem acessórios para se incrementar uma esmerilhadeira, dando a ela outras funções bem úteis. Podem-se acoplar discos diamantados para realizar corte em concreto, mármore, granito e pedra, escovas rotativas podem ser usadas para retirar sujeiras de materiais ou até mesmo ferrugem. Porém, para poder utilizar esses discos é necessário utilizar capa de proteção. Como se trata de um objeto que pode cortar, existem alguns procedimentos de segurança que são obrigatórios para quem vai manusear uma esmerilhadeira. Óculos de proteção, avental de raspa, luvas de raspa, perneiras e proteção de braços ou camisas de manga longa são itens essenciais para segurança. Pode-se exigir a utilização de máscaras, de acordo com as políticas ou normas de uma empresa. Existem diversos tipos de esmerilhadeiras no mercado, com as mais variadas opções de segurança.

Capas de Proteção

Algumas esmerilhadeiras possuem capas de proteção à prova de quebra de disco; sistemas que protegem o usuário em caso do travamento do disco, evitando o religamento acidental e inesperado, chamado de KickBack Stop; sistema soft start, que faz com que as esmerilhadeiras aumentem a rotação do disco de forma gradual, só alcançando sua rotação máxima após alguns segundos. É claro que ferramentas com essas proteções adicionais tem um custo adicional, porém esses custos valem à pena quando se leva em conta a proteção proporcionada aos usuários das esmerilhadeiras.

Quer esse equipamento na sua obra? Então veja aqui como fazer a locação de esmerilhadeiras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *