Locação de Separador de Flange

Separador de FlangeO abridor de flange hidráulico ou mecânico, ou separador de flange (bico de pato), como também é conhecido, trata-se de um equipamento utilizado para separar flanges de tubulação apoiado diretamente na superfície, de maneira bastante simples. O equipamento possui um calço, conhecido como árvore, que é utilizado na troca de abertura das extremidades. Este método torna o trabalho mais seguro e eficaz.

O separador de flange hidráulico funciona acoplado através de bomba manuais, elétricas, hidráulicas e pneumáticas. Existe também o modelo de separador de flange manual ou de alavanca, como também é conhecido.

O equipamento conta com um comando de simples ação, com retorno de mola manual, ou retorno à parafuso. O separador de flange é um equipamentos desenvolvidos para atuar na desmontagem e manutenção de tubulações em geral. Normalmente utilizado por empresas no segmento de montagem industrial, indústrias de mineração, siderurgia, química, petroquímica e diversas outras empresas de segmentos semelhantes.

Modelos de Separador de Flange (Bico de pato)

Existem dois modelos de separador de flange, o modelo hidráulico e o modelo mecânico / de alavanca. Ambos possuem o mesmo propósito, que é a separação de flanges.

Separador de Flange Hidráulico

O separador de flanges hidráulico, seja da marca Enerpac, Guimmy, ou qualquer outra marca conhecida do mercado, utiliza-se de um cilindro hidráulico compacto, normalmente com 10 toneladas, em sua ponta, para abertura de flanges, o equipamento conta com uma cunha de desenho exclusivo e um mecanismo de retenção para forçar a abertura da junta flangeada facilitando o processo e dando uniformidade na abertura. Em alguns locais pode ser conhecido como separador de flange garrafa.

Separador de Flange Mecânico

O separador de flange mecânico é acionado por uma chave de catraca, que ao ser girada em um único sentido, através do movimento vai e vem, faz com que seja iniciada a abertura da flange. Para o fechamento da flange, deve-se girar a chave para o sentido contrário.

Dados Técnicos Separador de Flange

Existem os modelos mais comum de separador de flange, confira as especificações: Simples ação, retorno por mola ou manual, à parafuso; • 14 toneladas de força; • Abertura das garras de 6 à 80 mm; • Pressão máxima de 700 bar; • Fácil de usar; • Cunha (bico de pato) para abertura das garras; • Calço (árvore) de segurança incluso; • Fornecido também como conjunto completo: abridor, mangueira e bomba.

Separador de Flange

Solicite orçamento para aluguel de Separador de Flange: (11) 4194-1640 / (11) 4162-0002

Como alugar separador de flange: passo a passo

A Manuttech Locações é especializada na locação e manutenção de separador de flange, trabalhamos com várias marcas, e a capacidade varia de 2 a 20 toneladas, de acordo com a necessidade do cliente.

  • Entre em contato com a Manuttech, através do telefone no site
  • Informe que necessita do aluguel de um separador de flange, e o período de locação.
  • Será enviado um e-mail, com o orçamento
  • Responda o e-mail autorizando a locação
  • Envie a documentação solicitada pela nossa atendente
  • Em seguida será emitido um contrato de locação
  • E por fim a locação está concluída e o abridor de flange será entregue em seu local

Separador de Flange: Alugar x Comprar

Os beneficios de se alugar um separador de flange, primeiramente vem com o preço de compra do equipamento que é bastante elevado, em torno de R$ 23.000. Para empresas que utilizam esporadicamente, seria inviável, tendo em vista que locação pode ser 20 vezes menor que o valor de compra.

Outro ponto são as manutenções e marcas solicitadas pelo cliente. Ao alugar um equipamento o cliente tem a opção de exigir a marca que mais lhe agrada, muitas empresas trabalham com a Enerpac, que é uma marca bastante conceituada para equipamentos hidráulicos, como macacos, cilindros, bombas, afastador de flange, entre outros.

Como utilizar o Separador de Flange Corretamente

O Separador de flange é um equipamento de fácil utilização, porém, é necessário que se tenha o conhecimento e habilidades necessárias para o manuseio. Acompanhe abaixo o passo a passo do processo de utilização do separador de flange.

  1. Primeiro passo, deve-se verificar a capacidade do separador de flange, com a tubulação a ser separado.
  2. Para utilizar o separador de flange, deve-se acoplar a bomba hidráulica. Conecte a bomba hidráulica ao separador de flange e certifique-se de que os equipamentos funcionem em conjunto.
  3. É necessário que haja uma abertura mínima, na qual a peça (separador de flange), possa ser encaixado de maneira fixa a não se soltar.
  4. Deixe a bomba a uma distância segura da tubulação, é indicado que a mangueira que liga a bomba ao separador, tenha no mínimo 1,5metros. No caso dos modelos a parafuso é importante que se tenha bastante atenção, pois o operador do equipamento tende a ficar mais exposto, próximo ao equipamento e a peça de manutenção. Por este motivo, sugerimos sempre o separador de flange hidráulico.
  5. Certificando-se de que esteja tudo correto, basta bombear a bomba e em seguida calçar a peça de manutenção, através de um calçador, conhecido com árvore, para que não fique calçada apenas pelo abridor de flange. Em seguida retire o separador de flange, e caso seja necessário, poderá utilizar em outras extremidades da peça.
  6. Sugerimos que todas as precauções sejam tomadas, de maneira prudente, a evitar possíveis acidentes.

Solicite um orçamento, sem compromisso, com a Manuttech Locações. Em caso de dúvidas, fale com um de nossos técnicos para que possamos auxiliá-lo quanto ao funcionamento do equipamento.


Considere alugar também: