Como usar uma Paleteira Manual

paleteira manualA Paleteira Manual é um equipamento que mais exige cuidado na hora de seu manuseio. Por ser de grande porte e, na maioria das vezes, transportar equipamentos pesados, o profissional responsável por dirigir a máquina deve ser bem treinado.

Essas máquinas são utilizadas com a finalidade de transportar cargas em paletes, onde as paleteiras carregam seus pesos ao nível de solo, ou seja, a intenção principal não é carregar em uma grande altura, e sim que a paleteira leve de um canto para outro, sem necessidade de grande esforço físico de carregadores.

Paleteira Manual: Vantagens de Uso

A melhor de todas as vantagens da Paleteira Manual é sua relação de custeio com a empilhadeira elétrica, uma vez que, ambas desempenham o mesmo papel de serem úteis para carregamento de materiais pesados. No entanto, a paleteira, além de mais fácil manuseio, é capaz de transportar enormes quantidades de peso, da mesma forma que uma máquina elétrica.

Durante o carregamento e transporte de materiais na Paleteira Manual é fundamental que o piso esteja livre de grandes erupções que venham a dificultar a passagem do operador, ou até mesmo causar algum tipo de acidente. Por isso, é indicado que os funcionários, antes de começar o trabalho, verifiquem e conheçam o local.

Caso sua paleteira tenha dado problemas, a Manuttech trabalha com Manutenção de Paleteiras. Entre em contato, resolveremos o seu problema.

Paleteira Manual: Como Usar

  • A paleteira manual foi projetada para levantar e transportar cargas devidamente apoiadas e equilibradas igualmente em ambas as patolas. Desse modo, não se deve levantar ou transportar paletes ou outro tipo de carga mal distribuída entre as patolas ou apoiada numa única;
  • Além de provocar danos ao equipamento essa prática torna a movimentação potencialmente insegura e aumenta o risco de acidentes;
  • Todas as paleteiras tem uma placa mostrando a sua capacidade máxima. Esse limite não deve ser excedido em hipótese alguma;
  • Sempre olhe na direção do deslocamento;
  • Tome cuidado quando a visibilidade está obstruída pela carga transportada.
  • Deve-se tomar um extremo cuidado quando se transporta cargas mal empilhadas ou mal amarradas, ou com embalagens irregulares ou frágeis.

Instruções de Uso de Paleteiras

Confira abaixo algumas dicas de instruções de uso, de paleteiras, que podem fazer com que a vida útil tenha uma durabilidade maior.

  1. Não exceder o limite de peso de carga do equipamento
  2. Armazenar o equipamento em ambientes fechados
  3. Utilizar o equipamento em pisos nivelados, sem obstáculos, não corrigidos
  4. Eliminar resíduos da região dos eixos das roscas
  5. Verificar periódicamente se há vazamentos de óleo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *