Diferenças entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Furadeira

ATENDIMENTO 24 HORAS: 11-97176-5051 (Rodrigo)

1boschesmeril$$8266

Uma das ferramentas mais utilizadas em grandes construções é a Esmerilhadeira, esta máquina tem a função de esmerilhar, ou seja, lixar e dar acabamentos em peças pesadas de aço, como as utilizadas em grandes estruturas metálicas e peças de carros, por exemplo. A máquina é mais usada em oficinas de lanternagem, auxiliando em reformas de latarias em geral e em industrias.

Por outro lado, a Lixadeira é uma ferramenta utilizada tanto em oficinas mecânicas, como também na construção civil e sua função é bem parecida com a Esmerilhadeira, pois serve para para lixar, ou seja, manter a lixa em contato com a superfície a ser lixada numa rotação que faz com que um alinhamento sobre a superfície aconteça de forma perfeita. Como qualquer outra máquina, o seu uso requer cuidados especiais como a utilização de óculos de proteção para evitar acidentes.

No caso da furadeira já é um pouco diferente, pois sua principal função é executar furos nos mais diversos tipos de materiais e de todos os tamanhos. Para atingir esse resultado, o motor da furadeira aplica uma alta velocidade de rotação e exige o uso de uma ou até mesmo várias brocas que serão responsáveis pela remoção de material desejada, onde ficará o furo.

Principais Diferenças: Esmerilhadeira, Lixadeira e Furadeira

Apesar de parecerem iguais, a diferença mais chamativa entre a Esmerilhadeira e a Lixadeira é o número de rotações e a aplicação a qual são indicadas, e como se parecem até mesmo no design, podem causar confusão ao escolher a ferramenta correta para um determinado uso.

A Lixadeira possui número de rotações menores, pode ser utilizada para serviços domésticos, por exemplo, executando em média 5.500 rotações por minuto. Sua indicação é para lixamento, acabamento e preparação de superfícies de metal, madeira, plástico, fibras, resinas, entre outros materiais.

No caso da Esmerilhadeira o seu número de rotações são consideravelmente maiores, podendo chegar a 11.500 rotações por minuto. Seu uso é indicado para desbastes e cortes em materiais metálicos mais sólidos e pesados.

Ao contrario das duas ferramentas citadas acima, que possuem a finalidade de cortar e lixar, a furadeira, como o próprio nome diz, tem a função de realizar furos nessas superfícies, sendo essa a sua principal característica que a difere dos outros produtos.

Esmerilhadeira, Lixadeira e Furadeira: Dicas de Uso

É importante que o trabalhador responsável pelo uso dessas três máquinas seja preparado para lidar com o manuseio de cada uma e utilizar os equipamentos de segurança recomendados para evitar danos físicos e até mesmo danos aos materiais e comprometer todo o serviço.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *