Alugar um equipamento ou comprá-lo? Qual a melhor solução para uma empresa? Essa é um dúvida frequente entre empresários e gestores que precisam decidir como investir em equipamentos para a realização de atividades específicas em setores industriais.
O mercado de locação de equipamentos está em expansão no país e no mundo, principalmente por que as empresas ligadas a esse ramo de atividade aumentaram as vantagens e condições para atrair clientes e aumentar a lucratividade.
Atualmente, os equipamentos alugados possuem alta tecnologia e são trocados com frequência. Na prática, quem compra um equipamento pesado, como um trator, uma plataforma elevatória, um andaime ou uma escavadeira, por exemplo, precisa pensar em um investimento a longo prazo, enquanto as empresas locadoras precisam ter todas as máquinas, com a manutenção em dia, para atender a necessidade dos clientes de forma imediata.
Sem custo de manutenção
No aluguel de equipamentos, o custo de manutenção fica a cargo da empresa de locação, e não do cliente. Essa é uma grande vantagem para este tipo de contrato.
Além disso, as empresas locadoras oferecem todo o apoio técnico para suporte do equipamento alugado. Com atendimento especializado, em qualquer problema ou circunstância haverá um profissional capacitado para oferecer o atendimento necessário via telefone, internet ou pessoalmente.
Mudança rápida dos equipamentos
Quando uma empresa é cliente de uma locadora de equipamentos, ela pode trocar todo o seu maquinário ou frota assim que desejar ou precisar. Todos sabem que, tanto na iniciativa privada quanto na pública, o processo de compra de equipamentos e materiais é caro e burocrático. Sendo assim, a rapidez na troca de equipamentos e na formulação de um novo contrato de locação de materiais beneficia o empresário.
Outro ponto importante para as indústrias que alugam equipamentos, é que o tempo de locação de material também é flexível, o que tem atraído empresas que precisam de certos equipamentos por tempo determinado ou indefinido.
É comum no setor industrial, por exemplo, a necessidade de equipamentos específicos para algumas obras. Por isso, existe a prática do aluguel diário, mensal, trimestral, semestral e até anual.
Logística
As empresas de locação também ficam com a função da logística do equipamento. Portanto, a responsabilidade de entregar, retirar, montar, desmontar e movimentar o equipamento dentro de uma unidade fabril fica a cargo da empresa de locação.
Essa vantagem é interessante, pois o cliente fica tranquilo e ciente de que essa tarefa não ocupará seus funcionários que, normalmente, já estão preocupados e envolvidos com a atividade normal da empresa.
Benefícios financeiros
A locação de equipamentos é financeiramente vantajosa. O custo da aquisição e da manutenção de equipamentos é alto, fato que, muitas vezes, impede a expansão das atividades de uma empresa.
A locação aparece como uma alternativa perfeita para a contenção de gastos e o aumento do lucro e da produtividade. O custo de locação é baixo se comparado com o preço de aquisição e manutenção de equipamentos industriais.
Com a economia gerada na prática da locação, sobra mais dinheiro para investir em outras áreas da empresa. Além disso, o dinheiro investido na locação de materiais pode ser abatido no imposto de renda.
Principais tipos de locação em atividades industriais
A locação de equipamentos em atividades industriais é muito grande e o mercado está aquecido. Os equipamentos de movimentação de cargas são muito procurados, como tratores e empilhadeiras de vários portes. Mas, também existe o mercado de locação de equipamentos para o trabalho administrativo da equipe, como impressoras e computadores.
Qualquer que seja o equipamento, a atividade de locação é sempre vantajosa, pois, além de reduzir os custos operacionais da indústria, também contribui para movimentar o setor de prestação de serviços no país.