Primeiramente, o que é um Teste Hidrostático? Os testes hidrostáticos são feitos para ver se os tubos têm algum vazamento. A maneira como funciona é através do bombeamento de líquido para uma tubulação fechada. Uma vez que o sistema esteja fechado e travado, é possível identificar com o auxílio de uma bomba de teste se há qualquer vazamento na tubulação.
As bombas de teste hidrostático também são usadas para verificar sistemas antigos e tubulações reparadas. O uso destas bombas é a maneira mais rápida e confiável de verificar vazamentos em qualquer sistema de tubulação. Elas são duráveis e muito confiáveis.
Como realizar um Teste Hidrostático
Antes de saber como realizar o teste é é indispensável a presença de um profissional treinado e capacitado, pois como envolve pressão, o risco de acidentes é muito alto.
O teste hidrostático pode ser realizado após a fabricação dos tubos, para conferir se não há imperfeições ou vazamentos, mas também pode ser realizado com a tubulação já instalada no local. O teste é feito na grande maioria das vezes com água, mas podem ser usados outros líquidos, como óleo, que só deve ser escolhido quando for recomendado por profissional, o óleo deixa resíduos nos tubos.
A força gerada pela pressão é alta e as áreas mais vulneráveis a rompimento durante o teste são os flanges (emendas dos tubos), os pontos de solda e os pontos de fixação dos instrumentos de monitoramento, portanto, sempre fique atento a essas partes.
Realização do teste hidrostático
A bomba que realiza o teste hidrostático, geralmente possui:
– Um reservatório para armazenar o líquido que será pressurizado, duas válvulas;
– Um manômetro (equipamento que verifica a pressão), com ponteiro com três escalas de medidas, que são: bar, psi e mpa
– Mangueira e encaixes;
– Válvula/alavanca.
Passo-a-passo da Bomba Manual
Obs.: sempre antes de fazer o teste, confira a quantidade de pressão que será necessária.
- Preencha o reservatório até o local indicado com água limpa;
- Gire a válvula mais próxima ao manômetro, obstruindo a saída do liquido;
- Abra a segunda válvula (de alívio) e acione a alavanca de bombeamento para retirar o excesso de ar que possa estar na tubulação do equipamento;
- Libere a primeira a válvula e erga a alavanca começando a bombear;
- Bombeie juntamente com a regulagem do parafuso da válvula até chegar à pressão desejada;
- Inicie o teste, analisando a pressão através do manômetro, que precisa estar regulado para indicar a pressão limite;
- Se houver algum vazamento, a pressão vai diminuir e não ficará estável, caso esteja tudo certo, o indicador no manômetro manterá a pressão por alguns minutos;
- Ao finalizar o teste, abra a válvula de alívio o que fará com que o líquido retorne ao reservatório.
As bombas de teste hidrostático elétricas funcionam de maneira muito semelhante à manual, tendo a principal diferença de não necessitar de bombeamento e controlar a pressão necessária e parando sozinha quando atinge a quantidade correta.
Existe a necessidade de comprar uma bomba ou alugar é a melhor opção?
Sem dúvidas alugar é a melhor opção quando se trata de uma bomba de teste hidrostático, pois o alto custo e dificuldade de manutenção são fatores importantíssimos que pesam a favor da locação.
As bombas não são equipamentos de uso rotineiro, sendo mais usadas esporadicamente em trabalhos específicos, isso faz com que a locação tenha mais uma vantagem sobre a compra, pois é um produto que ficará obsoleto depois do uso.
Portanto, alugando você recebe um produto limpo, calibrado e pronto para uso, e sem contar que grandes empresas como a nossa, contam com profissionais que auxiliarão em todo o processo.