Location

Rua Jaú 21, Barueri, SP
Fale conosco
Endereço:Rua Jaú 21, Barueri, SP

Dicas para utilizar um torquímetro

Basicamente, o torquímetro (ou chave de torque) é um aparelho utilizado para apertar ou afrouxar porcas e parafusos de forma muito precisa.

Isso porque o torquímetro permite a medição da força do torque, principalmente, garantindo o máximo de aperto do parafuso ou porca, sem danificar o material.

Para que a força aplicada não passe do ponto, o aparelho desarma o soquete e emite um aviso ao usuário, dependendo do modelo. É uma excelente ferramenta de precisão.

Por isso, por ter um mecanismo diferente e um pouco mais complicado de que uma chave de aperto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como usar um torquímetro. Nesse artigo separamos algumas dicas e informações importantes para você simplificar o uso do torquímetro e facilitar o seu manuseio no dia-a-dia.

Como usar um torquímetro – O que é preciso saber

Basicamente, o torquímetro serve para dar aquele aperto final em um parafuso ou porca, sem que haja uma pressão exagerada que possa danificar a peça na qual o parafuso está sendo fixado.

É muito utilizado em mecânica de automóveis, nas partes críticas como suspensão de veículos e motores. Também é utilizado em construções dos mais diversos tipos, inclusive, instaladoras elétricas utilizam o torquímetro como padrão de fixação em barramentos de cobre.

Durante o manuseio, na forma mais básica de uso do torquímetro, o operador controla a força a ser aplicada na rotação do parafuso e para quanto o torque (força de rotação do parafuso) é atingido.

Tendo isso em vista, são utilizadas três unidas três unidades de medida no manuseio do aparelho, que são: Newton por metro (N. m), Quilograma por força (Kgf. M) e Libra por força (Lbf. In).

“O que vou precisar saber durante a utilização de um torquímetro? É tudo automático?”

O torquímetro mede a força utilizada e a indica para você, permitindo que você controle o momento exato que a força deverá deixar de ser aplicada.

Primeiro você vai precisar saber qual torque o parafuso que você pretende fixar comporta. Essa informação você vai conseguir encontrar no manual de fabricante do objeto em questão.

Caso você não encontre a informação sobre a força de torque no manual de instruções, há na internet tabelas de fabricantes disponíveis e até tutoriais com profissionais que passam essa informação.

Também há o conversor de torque, em alguma situação na qual você precise calcular o torque manualmente.

Em seguida, você vai precisar apertar o torquímetro e ficar acompanhando a força que está sendo aplicada e parar quando chegar na força de torque for atingida.

Tipos de torquímetro e aplicações

Há 6 tipos de torquímetro mais utilizados:

  • Torquímetro digital
  • Torquímetro tipo relógio
  • Torquímetro tipo estalo
  • Torquímetro em vareta
  • Torquímetro tipo axial
  • Medidos angular de torque

O uso de cada torquímetro vai depender na necessidade de precisão na fixação do parafuso.

Geralmente o torquímetro tipo estalo costuma ser o mais utilizado em aplicações gerais, pois o mesmo permite que a força de torque seja definida previamente. Quando é atingido o torque necessário, o aparelho desliza, impedindo que alguma força a mais seja aplicada.

7 Dicas no uso do torquímetro

Para otimizar o uso do torquímetro e impedir erros durante a utilização do aparelho, confira algumas dicas:

  1. Compre um torquímetro calibrado e o calibre periodicamente;
  2. Lembre-se de sempre utilizar porcas e parafusos limpos e secos;
  3. Segure sempre o torquímetro pela área de plástico no cabo da ferramenta, caso utilize um torquímetro tipo vareta, estalo ou digital. Segurar em outro local pode interferir na precisão da medição;
  4. Ao terminar de utilizar o torquímetro, configure-o para zero novamente, ou o menor valor permitido no aparelho;
  5. Não derrube o torquímetro, são ferramentas sensíveis;
  6. Os torquímetros de relógio e digitais são os que apresentam maior precisão;
  7. Apertar um parafuso a mais do que o recomendado pode danificar a peça, assim como não apertar o suficiente pode deixar a peça solta e gerar desgaste desigual. Tenha sempre cuidado durante a fixação dos parafusos e uso o torquímetro com atenção.