Primeiramente é preciso que se saiba o que é um torque, para poder entender o que é e como funciona uma torquímetro.
O QUE É TORQUE?
Torque pode ser definido em alguns casos como força de arrancada de um carro (equivalente rotacional de uma força linear) e como a medida da força que causa a rotação de um objeto em torno de um eixo.
Um exemplo prático pare entender como funciona o torque no cotidiano é quando utilizamos uma chave em L para trocar o pneu do carro. A chave entra em contato com a porca que prende a roda e sob a ação da força humana perpendicular ao braço da chave afrouxa a porca. Conforme aumenta o braço da chave, exige menos força para soltar a porca.
TORQUÍMETRO
Um torquímetro é uma ferramenta usada para apertar porcas e parafusos com um valor de torque pré-determinado. Este instrumento permite que os parafusos sejam apertados com a tensão adequada, ajudando a evitar danos por aperto excessivo, como espanar o parafuso, ou por juntas que se separam por baixo do aperto.
Ou seja, a função principal é permitir ao usuário medir a quantidade de pressão que está sendo aplicada para garantir que corresponda às especificações recomendadas para o trabalho.
Unidades de medida comumente utilizadas em torquímetros:
-
Newton metro (N.m)
-
Quilograma – força metro (kgf.m)
-
Libra – força polegada (lbf.in)
-
Libra – força pé (lbf.ft)
O torquímetro é uma ferramenta que pode ser usada para uma grande variedade de tarefas diferentes como: em indústrias, na manutenção e produção automotiva, em reparos e manutenção doméstica e na construção civil.
Na indústria automotiva, por exemplo, é primordial que a quantidade certa de torque seja usada para todos os fixadores de um veículo, para proteger a segurança de todos que entram em contato com ele.
Diferentes tipos de torquimetros e seus usos
Os torquímetros estão disponíveis em vários formatos e tamanhos.
Aqui estão alguns dos diferentes tipos e para que são usados:
Torquímetro Eletrônico
Podem ser chamados de eletrônicos ou digitais, eles não apresentam nenhuma peça móvel e, em vez disso, funcionam a partir de um sensor elétrico.
Eles sentem quanta força de torção precisa ser aplicada e mostram através de um display digital.
É usado em chips, cartões de memória, placas e peças delicadas eletrônicas.
Torquímetro de Estalo
O torquímetro de estalo é utilizado para apertar ou afrouxar de maneira precisa porcas e parafusos.
Ele apresenta uma escala de clique que dá um som audível de estalo quando o ajuste de torque correto é atingido.
Mas para isso o aparelho necessita de calibração e é movido pela força humana.
Este tipo de ferramenta apresenta uma alavanca com mola que é ajustada torcendo a alavanca para o ajuste correto.
Margem de erro permitida é de 3%, conforme norma ISO 6789:2003.
Torquímetro Hidráulico
Este tipo é frequentemente utilizado em ambientes industriais e construção civil. Eles são projetados para atingir o nível de torque necessário através do uso de sistemas hidráulicos.
O torquímetro hidráulico tem praticamente a mesma função do torquímetro de estalo, a maior diferença entre eles é em relação ao uso da força humana e precisão.
Por ser extremamente preciso, o uso deste aparelho precisa ser feito por alguém com experiência evitando danos as peças.
Margem de erro permitida é de 3%, conforme norma ISO 6789:2003.
Torquímetro de Relógio
O torquímetro de relógio possui a função de apertar e afrouxar parafusos e porcas, igual ao de estalo e hidráulico, mas também é indicado para a verificação de torque (o quão frouxo ou apertado está) no controle de qualidade confirmação de exatidão na aplicação de torque.
Margem de erro permitida de 4% conforme norma ISO 6789:2003.
Torquímetro de Vareta
Este é um equipamento mais simples, funciona indicado o torque atavés de uma tabela graduada acoplada ao produto.
Seu uso é mais indicado em serviços menores, leves e de pouca precisão.
Erro permitido é de até 6% conforme a Norma ISO 6789:2003.
DICAS DE COMO USAR UM TORQUÍMETRO
Antes de usar, é importante que se ajuste a chave de acordo com o torque necessário.O uso do torquímetro calibrado com o torque correto para cada tipo de parafuso e aperto é importante para que evitar o aperto excessivo, prática muito comum e que pode quebrar o parafuso, espanar o buraco, e danificar materiais, como tirar lascas de móveis.
Limpe as roscas sujas ou enferrujadas antes de apertar, isso pode atrapalhar a fucionabilidade do torquímetro.
Não lubrifique as porcas e parafusos, a menos que seja instruído pelo fabricante do equipamento.
O uso versátil do torquímetro faz dele um equipamento indispensável na maleta. Porém o seu custo pode ser um pouco elevado.
A melhor solução para quando você precisa apertar/afrouxar porcas e parafusos com precisão e sem correr o risco de danificar as peças que você está trabalhando é o aluguel do torquímetro.
Nós temos vários modelos que se encaixarão na sua necessidade, entre em contato para tirar dúvidas e alugar seu torquímetro.