Muito conhecida nas usinas, fábricas de produtos de metal e na construção civil, a Curvadora de Tubo é um equipamento excelente, de fácil manuseio e que poupa tempo e custos fazendo curvas nos tubos, desviando de obstáculos e diminuindo o uso de engates e emendas.
Reunimos algumas informações valiosas para explicar como é, para que serve e onde encontrar a ferramenta curvadora de tubos.
O que é uma Curvadora de Tubos?
É uma ferramenta usada para dobrar tubos e canos feitos com vários tipos de materiais como como aço, alumínio e cobre entre outros e depois se formar em diferentes curvas e ângulos.
São utilizadas em indústrias, construção civil, oficinas e fábricas. É um aparelho que abrange desde o tubo mais fino até o mais calibroso, dependendo da matriz utilizada.
Peças que compõe uma Curvadora de Tubos:
– Molde de curva
O molde de curva, também conhecido como a forma de dobra ou o molde de raio, é a parte mais importante de uma curvadadora. As pinças do tubo para a matriz de curva e o processo de desenho produzem a dobra necessária. A seleção da matriz é muito importante, pois o raio interno do tubo depende dela.
– Matriz da pinça
A pinça pressiona o tubo sobre a matriz de curva. Seu principal objetivo é evitar que o tubo escorregue.
– Matriz
A matriz faz com que o tubo siga o contorno do molde de curvatura. As matrizes têm dimensões que variam de 1/2 a 3” (polegadas) em alguns modelos e 1/2 a 6” em outros modelos.
– Mandril
Na dobra de tubos de aço e alumínio, um mandril é necessário para trabalhos mais difíceis. Dobrar um pequeno raio, tubos finos ou materiais mais duros pode resultar em um resultado insatisfatório. Nesses casos, um mandril pode ser útil. O objetivo do mandril é evitar o colapso do tubo.
Para que servem as Curvadoras de Tubo?
Como o próprio nome já diz, a principal função de uma curvadora de tubos é produzir curvas em tubos, sendo uma ferramenta bastante utilizada em instalação e manutenção de tubulações petroquímicas, hidráulicas e elétricas para fazendo desvios, evitando o uso de emendas como joelhos e cotovelos.
A curvadora realiza a curva em tubos a frio, não necessitando aquecer o material, evitando danos aos tubos e seu conteúdo interno, mas principalmente evitando acidentes.
Existem curvadoras hidráulicas, manuais e elétricas, sendo que o que irá definir qual deverá ser utilizada é a necessidade que cada serviço possui.
Como usar uma curvadora de tubo:
Vale ressaltar que a curvadora de tubos atua melhor em tubos de calibre maior e mais pesados, para curvar tubos finos, além de selecionar a matriz de menor polegada, é recomendado que se encha o tubo com areia e vede as extremidades, evitando o colapso do tubo.
Passo-a-passo:
- Coloque o Dobrador de Tubos em uma sólida superfície plana. O equipamento deve ser sempre preso ou aparafusado a uma bancada de trabalho.
- Depois selecione a matriz que combina com o tamanho do tubo que você quer curvar, e coloque a matriz na estrutura.
- Feito isso, remova ambos os pinos de engate e reserve. Um por um remova o eixo do rolo e mova os rolos para o orifício desejado na estrutura e repita no outro lado.
- Depois, um por vez deslize totalmente o eixo do rolo através dos furos na estrutura e rolos, repita no lado outro lado e insira os pinos de encaixe através dos eixos de rolo.
- Deslize o tubo pretende dobrar, através da curvadora no topo da matriz e certifique-se a parte superior do tubo está apoiada na parte inferior dos rolos.
- Usando a extremidade ranhurada do cabo, aperte (sentido horário) a válvula de liberação da estrutura, insira o cabo na estrutura e controle para cima e para baixo para elevar a estrutura e dobrar o tubo.
- Depois de dobrar o tubo no ângulo desejado, retire a alavanca da estrutura e solte a válvula de Liberação (anti-horário). A estrutura vai baixar. O tubo vai se liberar do equipamento.
- Remova cuidadosamente o tubo que estará pronto para ser utilizado.
Qual melhor opção: Comprar ou Alugar uma curvadora?
Por mais que seja um equipamento de grande utilidade e que facilita muito na hora de montar ou fazer manutenções em tubulações, a curvadora de tubos não é utilizada com frequência no dia-a-dia, tal como uma furadeira, por exemplo, ocupando espaço e ficando em desuso.
Portanto, para esse tipo de equipamento a melhor opção é a locação, pois já vem limpo e feito a manutenção necessária.
Outra grande vantagem da locação é poder contar com um profissional para auxiliar na escolha do equipamento adequado para a sua necessidade e no modo de utilizar.
Nós aqui da Manuttech contamos com uma equipe treinada para dar assistência em todas as etapas, entre em contato através do nosso Whatsapp (11) 4194-1640
Tire suas dúvidas e alugue já sua Curvadora de Tubos.